RONALDO DO FENOMENO

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domingo, 13 de diciembre de 2015

UN FENÓMENO EN TODOS LADOS

Ronaldo enxerga longe

Dono de uma fortuna superior a R$ 1 bilhão, o craque faz mais uma jogada de mestre ao entrar no setor de bebidas saudáveis e comprar 25% da Liv, fabricante de sucos e água de coco

Recentemente, Ronaldo recebeu em sua casa, em São Paulo, o cantor Ed Sheeran. O astro pop inglês esteve no Brasil para shows. No encontro petit comité, o Fenômeno emprestou a guitarra que ganhou do amigo Bono Vox para o astro tirar um som e, de quebra, ensinar à namorada do ex-jogador, Celina Locks, a famosa coreografia do clipe de seu maior sucesso no Brasil: “Thinking Out Loud”, que significa, em livre tradução, pensando alto. Isso nunca foi muito difícil para o ídolo dos gramados. Pois pensar alto é o que o Fenômeno de novo está fazendo desde que decidiu vestir a camisa 9 como businessman e diversificar suas atividades além dos negócios no mundo do esporte.
Em seu novo chute a gol nas salas de reunião, Ronaldo acaba de estrear na área de bebidas saudáveis: comprou 25% da marca Liv, de sucos funcionais, chás e água de coco, um negócio comandado pelo empresário Luis Bellintani, que hoje fatura R$ 50 milhões. “A ideia é globalizar a marca, triplicar o faturamento e quadruplicar o crescimento com as exportações para Estados Unidos e China, e investir no mercado de água de coco”, diz o craque. Hoje, as cifras em torno de Ronaldo orbitam acima de R$ 1 bilhão.
É sua segunda investida na expansão dos negócios em 2015, mesmo na crise. “Este tem sido um ano difícil, mas é na crise que as oportunidades aparecem”, diz o Fenômeno. Em maio, Ronaldo se uniu ao empreendedor Carlos Wizard, que vendeu a franquia Wizard de escolas de inglês por R$ 1,7 bilhão e hoje detém a rede de lojas de alimentos saudáveis Mundo Verde e recentemente comprou as marcas Topper e Rainha da Alpargatas. Junto de Wizard, Ronaldo criou a franquia de escolas de futebol Ronaldo Academy, anunciada em maio.
“Ele me disse que era o Fenômeno do futebol e queria se unir ao fenômeno das franquias para fazer uma franquia fenomenal. Fechamos o negócio num almoço em Orlando”, conta Carlos Wizard. “Terminaremos o ano com 10 franquias da Ronaldo Academy, duas delas nos Estados Unidos. Acabamos de voltar da China e lá já negociamos 30 novas franquias”, comemora Marcos Buaiz, sócio de Ronaldo em todos os seus negócios. E prossegue. “Em três anos chegaremos a 300 franquias na China.” Na estratégia de globalização e exportação dos sucos Liv, o Fenômeno usará as franquias da Ronaldo Academy para vender aos alunos os produtos da marca.
“A 9ine cuidará da gestão de imagem e do marketing da marca. E a Spark, nossa empresa de mídias sociais, fará a comunicação digital da Liv”, diz o Fenômeno. “A ideia é interligar nossos negócios e parceiros.” Segundo o empresário Luis Bellintani, 80% do mercado da Liv se concentra hoje no Norte e Nordeste. “Ronaldo na sociedade significa a internacionalização da marca”, diz Bellintani. O segredo do craque no mundo dos negócios tem sido se juntar aos melhores em cada setor. Seu guru é o bilionário Jorge Paulo Lemannn, um dos maiores acionistas da cervejaria AB Inbev, empresa que investiu em Ronaldo como garoto-propaganda desde seus tempos de ídolo nos estádios.
“Eu e Jorge Paulo estamos juntos há mais de 20 anos na Ambev, minha grande parceira. A história dele de superação no mundo dos negócios é muito parecida com a minha nos gramados”, diz Ronaldo, que sempre que pode se encontra com Lemann para jogar tênis na casa do empresário em São Paulo. “Quando falamos de negócios procuro ouvir bastante o que ele tem a dizer.” A Ambev, que tem Ronaldo como seu garoto-propaganda, foi consultada para o fechamento do negócio com a Liv. “Tivemos o total apoio deles.
Embora seja uma marca de bebida, não há conflito de interesses”, ressalva Ronaldo. “Naturalmente já sou um garoto propaganda da Liv, mas não discutimos ainda se minha imagem estará nas campanhas da marca.” O óculos de armação azul ajuda a corrigir 1 grau de hipermetropia e, longe dos holofotes, dá ao fenômeno um ar mais compenetrado. Ao deixar os gramados, Ronaldo já chegou a emendar finais de semana trabalhando duro com a equipe para garantir um contrato. Sérgio Amado, presidente da Ogilvy Brasil e seu primeiro parceiro no mundo do marketing e da comunicação, define o estilo do Fenômeno.
"A bola procura ele”, diz Amado. “Os negócios vem na sua direção de uma maneira espantosa. Um exemplo é esse time americano, Strikers, que ele comprou (em participação com um grupo de brasileiros) num momento maravilhoso de expansão nos Estados Unidos.” Sergio Amado se mantém parceiro de Ronaldo na 9ine, que pertence à gigante multinacional de comunicação WPP. “A gente não vai parar”, diz Ronaldo. A ideia é formar uma holding em que as marcas interajam.
Hoje, a parceria de Ronaldo com Buaiz inclui a 9ine, a Liv, a Spark (mídias sociais), a Ronaldo Academy e o time Strikers. O time da Flórida acaba de ser avaliado em R$ 78 milhões e a ideia é fortalecê-lo ainda mais para acompanhar o crescimento do futebol no mercado americano. O Fenômeno continua pensando alto, como na música “Thinking Out Loud”, do seu brother Ed Sheeran. E Ronaldo quer ter o Strikers nos trinques, fazendo suas apostas para que a Copa do Mundo de 2026 seja nos Estados Unidos.
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“Sempre fui um homem de negócios”
Ronaldo contou à DINHEIRO como planejou a estratégia para que suas marcas trabalhem em sinergia:

DINHEIRO – Por que investir no País em um momento de recessão?
RONALDO – 
Além de dar minha contribuição, acho que é melhor investir nessa hora do que quando está tudo mundo bem e tudo encaminhado. É a resposta que eu quero dar como cidadão, ao invés de ficar só reclamando do momento atual, político e econômico.
DINHEIRO – Por que diversificar para o setor de bebidas saudáveis e alimentos?
RONALDO - 
Esporte, bebida, alimentação esportiva têm tudo a ver com os projetos que já temos. Não há produtos conflitantes com os contratos com a Ambev, onde tenho contratos de imagem. ( o sócio Luis Bellintani diz: Teremos Ronaldo como empresário e embaixador no mundo inteiro para potencializar nosso negócio).
DINHEIRO - Como vocês vão trabalhar as marcas em conjunto?
RONALDO -
 A gente tem um grupo de empresas que tem uma sinergia muito grande. A 9ine assume a conta da Liv, e terá todo apoio da Spark, que trabalha as mídias sociais. Todas vão trabalhar em conjunto. Inclusive já estamos criando, junto com a Fundação Fenômeno, uma linha de produtos do nosso portfólio que incentivará doações para ajudar a fundação. Eu joguei muitos anos futebol e água de coco sempre foi um repositor rápido e eficiente na hidratação. Nós vamos inserir esses produtos nas academias e servir nossos alunos com água de coco da Liv.
DINHEIRO – Os negócios estão acontecendo como você planejou?
RONALDO - 
A gente plantou uma semente com uma ideia, um objetivo e as coisas estão indo muito bem. Não posso afirmar que foi tudo como eu planejei, mas eu desejei, acho que inclusive que está sendo muito melhor do que como eu imaginava. As parcerias que eu tenho feito, os negócios em que eu tenho entrado são negócios com os quais eu me identifico. Eu não estou em um ramo que não tem nada a ver comigo. Não tem nenhum negocio que seja for a da minha realidade e do meu dia-a-dia. São negocios que eu me importo, que eu gosto, tem sido melhor que a encomenda.

DINHEIRO – Em maio, quando a crise se iniciava, e você se associou ao empresário Carlos Wizard para fundar a franquia de escolas de futebol Ronaldo Academy, com uma grande sede na Flórida, e recebeu quase 600 pedidos de franchinsing nos Estados Unidos, China, Índia e Arábia Saudita..
RONALDO – 
Com a Ronaldo Academy, além de ser um momento oportuno para fazer esse negócio acontecer, era um desejo. Porque a gente vive nessa carência de ídolos, de craques de futebol e a gente vê que não tem um trabalho elaborado e de formação de atletas e cidadãos. Pra mim é gratificante e é lindo realizar esse sonho. Quando eu era criança, no meu bairro, tinha vários campos de futebol e esses campos foram sumindo. O que a gente quer é espalhar a academia por todas as cidades do Brasil e países, para que o futebol seja realmente uma saída, uma oportunidade de vencer na vida sem ter que entrar para o caminho errado.

DINHEIRO - Você vai ser o primeiro ex-atleta brasileiro bilionário no mundo do business?
RONALDO -
 Não tenho essa pretensão e, nos projetos que eu me envolvo, o dinheiro passa a ser uma consequência. Quero estar envolvido em projetos que eu me identifico, que eu tenha prazer em fazer. Essa coisa de homem de negócios, para muitos é uma novidade. Sempre tomei decisões estratégicas. Quando ninguém contratava advogado como jogador de futebol, eu já tinha uma equipe de três, quatro advogados que tomavam conta das minhas coisas, tanto da parte financeira como tributária. Sempre toquei o meu negócio, da minha imagem e jogando o futebol. E agora, eu só estou dando sequência em outros negócios. Sempre fui um homem de negócios.
DINHEIRO – Você também entrou no mercado de mídias sociais…
RONALDO –
 A Spark nasceu há pouco tempo. A gente, antes disso, criou um case importante que foi o twitter patrocinado @claroronaldo, um sucesso. E dali, a gente vem sempre mapeando a internet, vendo as oportunidades. Decidimos facilitar essa relação das marcas com as celebridades. É um setor importante. A empresa está indo muito bem, já tem um tempinho. Temos feito coisas sem fazer muito barulho mas a empresa já indo bem nessa coisa de post, criando conteúdo, para as marcas, unindo com as celebridades. Por exemplo, uma grande marca tem 50 celebridades patrocinadas e geralmente esses contratos de imagem não são aproveitados. Às vezes, as empresas usam uma vez só. O que a gente fez foi aproveitar todas as diárias da marca com a celebridade. Se não usarmos para o filme comercial, a gente cria conteúdo para disseminar isso na internet.